Como se tornar um Cristão mais fiel.

  • Cristão é todo aquele que crê em Jesus Cristo como o Filho de Deus, o Salvador e Redentor da humanidade. É aquele que sabe que a tumba ficou vazia naquele domingo de páscoa, pois seu espírito e seu corpo uniram-se novamente e Ele voltou à vida para nunca pais morrer.
    Um verdadeiro cristão crê no poder curador do sangue de Cristo, derramado no Jardim do Getsêmani em agonia extrema, e vertido na cruz através de seus ferimentos. Ele crê que Cristo é o Messias prometido pelo Pai para expiar pelos nossos pecados. Ele crê nos ensinamentos do Evangelho de Cristo e está disposto a segui-los.
    Levando em consideração os princípios e doutrinas do Evangelho de Cristo, veja quais devem ser as atitudes de um verdadeiro cristão:
  • 1. Ele honra o nome de Cristo que tomou sobre si

    Dizer-se cristão é uma afirmação que implica em grande responsabilidade. Um bom cristão precisa preocupar-se com o exemplo que dá.
  • 2. Dá a devida importância às palavras de Cristo e às de quem Ele enviou

    Um bom cristão não ignora os mandamentos, não menospreza os ensinamentos de Cristo e quer imitar seu exemplo. Ele preocupa-se em dar ouvido aos verdadeiros profetas que Ele enviou, como porta-voz da Sua vontade para a humanidade, não os rejeita, tampouco sua mensagem. Por isso, procura ler diariamente as escrituras sagradas, para saber o que se espera dele e fica atento à voz daqueles que Ele enviou.
  • 3. Busca compreender a natureza da deidade

    O verdadeiro cristão tenta compreender a natureza do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ele busca revelação, por oração e jejum, porque quer conhecê-Los como realmente são. Ele não quer se deixar enganar. Ele não se contenta com nada além da verdade.
  • 4. Abandona os hábitos, costumes e tradições do mundo

    O cristão de verdade não se deleita na iniquidade. Ele procura ter hábitos saudáveis e costumes louváveis. Ele não se deixa levar por tradições que vão de encontro aos ensinamentos de Cristo. Pacificamente, ele recusa qualquer oferta que lhe afastará do caminho da salvação.
  • 5. Busca uma mudança de coração

    O verdadeiro cristianismo requer uma mudança de atitude, a conversão do indivíduo. A verdadeira conversão vem de dentro para fora e não de fora para dentro. O cristão muda de atitude e de coração. Não é algo somente exterior. Ele reconhece seus erros e muda por si mesmo, em vez de mudar por estar sendo pressionado a fazê-lo.
  • 6. Retorna imediatamente ao caminho reto, caso tenha uma recaída

    Um bom cristão pode se enfraquecer e cair. Mas ele não se dará por vencido. Antes, levanta-se rapidamente e busca corrigir seus erros e retornar ao caminho.
  • 7. Apascenta as ovelhas

    Um cristão que realmente ama Cristo atende ao seu chamado “Apascenta as minhas ovelhas.” João 21:16. Ele olha para o lado e procura aqueles que precisam ser apascentados, seja na igreja, no trabalho, na escola, na vizinhança, na família, onde quer que estejam.
  • 8. Pratica a religião pura

    Cristo admoestou: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21. O Evangelho de Jesus Cristo é um Evangelho de ação. O cristão sabe disso e esforça-se para guardar todos os mandamentos.
  • 9. Busca ser humilde

    Ele não se sente superior aos demais, por ter encontrado o caminho. Pelo contrário, sente-se responsável pelo que sabe e deseja que todos tenham as mesmas bênçãos que ele tem.
  • 10. Ama como Cristo amou

    Ele leva a sério a escritura que diz “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:35. Ele não tem inimigos. Em vez disso, esforça-se por colocar em prática o ensinamento de Cristo que diz: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.” Mateus 5:44.
  • 11. Exerce fé

    É fiel ao Senhor mesmo em meio às mais terríveis tribulações. Ele sente que tudo pode "em Cristo que [o] fortalece”. Filipenses 4:13. Além disso, ele sabe que a fé sem obras é morta e que “pelas obras [sua] fé [é] aperfeiçoada.” Tiago 2:22.
  • 12. Tem paciência

    Um cristão de verdade sabe esperar. Não desiste de prosseguir pelo caminho estreito e apertado. Ele segue a admoestação de Tiago:“Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima”Tiago 5:8.
  • 13. É pacífico

    Um bom cristão não critica aqueles que pensam ou creem em algo diferente. Não é preconceituoso, não persegue, não se mete em brigas de qualquer tipo, tampouco apoia tais condutas. Pois ele que sabe que “bem-aventurados [são] os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5:9.
  • 14. Perdoa

    Um homem cristão sabe que perdoar seu próximo é fundamental para que ele possa receber perdão para seus próprios pecados. É a condição estabelecida pelo Pai. Ele deve perdoar tantas vezes quantas forem necessárias, conforme registrado em Mateus 18:21-22.
  • 15. Persevera até o fim

    Esse é o objetivo de um bom cristão. Ele não desiste na metade do caminho, pois sabe que “aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Mateus 24:13.
    Estes são alguns atributos e atitudes de um verdadeiro seguidor de Cristo. O segredo está em praticar aquilo que se aprende. Não é uma missão impossível, porém requer esforço, ânimo e disciplina.
    Isso é, com certeza, o que Cristo espera de nós. Ele mesmo disse“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”Mateus 5:48.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

17ª Semana Comum - Segunda-feira 27/07/2015

3ª Semana da Páscoa - Quarta-feira 22/04/2015

Liturgia Diária 09/09/2014